Satisfação e Realização Profissional

 

Satisfação e Realização Profissional

1001Há cerca de 10 anos escrevi um livro, “Astrologia Vocacional – Escolha da Profissão para obter Realização Pessoal” (Ed. Roca). O objetivo era o de trazer ao leitor uma nova perspectiva relacionada às escolhas profissionais no início e ao longo da carreira.

 

Os jovens profissionais de hoje não hesitam em deixar um emprego se não estiverem satisfeitos com as condições do trabalho. Essas “condições” vão muito além da remuneração e da operação prática cotidiana, pois passam por conceitos amplos de satisfação e realização. Não vivem para trabalhar e sim, trabalham para viver. Workaholics estão fora de moda, ou com tendência a saírem de moda.

 

Na verdade, os valores mudaram. Hoje, o que se tem como premissa é a satisfação de necessidades derivadas dos Valores Essenciais. E, um VALOR ESSENCIAL é algo que o indivíduo possui dentro de seu SER que, quando associado a uma atividade diária, proporciona satisfação pessoal e um estado de realização interior. Em outras palavras, o TER a serviço do SER e não ao contrário.

 

Portanto, para a plena manifestação da Vocação, que é mais do que uma escolha profissional ou de um curso a se fazer, é preciso ouvir o chamado interior. Dentro desta ótica, ouvir este chamado é se conhecer, é saber quais seus valores e necessidades decorrentes destes valores, suas habilidades e estilo social. Sendo este último a base de uma boa adaptação ao cotidiano profissional.

 

Autoconhecimento é o pilar de sustentação de uma carreira de satisfação e realização, E, a Astrologia é a mais poderosa ferramenta para a busca de conhecer a si mesmo!